segunda-feira, 20 de fevereiro de 2017

Repovoamento de Perdiz Vermelha

Dado que estamos na época em que na nossa região as perdizes se preparam para acasalar achamos que, dado o número quase insignificante de exemplares bravios existente na nossa reserva e sabendo que a gestora da reserva municipal tem exemplares adultos em cativeiro que poderiam ser usados para repovoamento vimos propor que com urgência se façam alguns repovoamentos no triângulo Tejão, Campanhó e Paço onde, neste momento há condições interessantes para o repovoamento e crescimento da espécie.


Das várias técnicas de repovoamento propomos a que nos parece mais simples e mais barata.

1.     - Com Parque de Aclimatação:


A técnica de repovoamento a aplicar consiste na utilização de gaiolas (pequenos parques vedados) onde se colocam pequenos grupos de perdizes, que ficaram sujeitas a um curto período de aclimatação (4 a 5 dias). Posteriormente serão abertas as gaiolas tendo o cuidado de fornecer alimentação suplementar (cereais) perto da área das largadas para permitir uma adaptação progressiva.
Ter em atenção colocar previamente comedouros na proximidade, para que os animais não dispersem no terreno.
Esta técnica só poderá ter sucesso se previamente for efectuado um rigoroso controlo de predadores nas áreas escolhidas.


2.             - Nível de Integração de Abrigo, Água, Alimentação e Ausência de Perturbação. 


Tratando-se de uma zona com uma quantidade de gado significativa, quer caprino quer bovino, deverá optar se pela proteção dos abrigos, incluindo os respetivos comedouros, com malha-sol e, nalguns casos, pelo aproveitamento da mesma para proporcionar o abrigo indispensável às perdizes recém-introduzidas. A seleção dos locais para a implantação dos abrigos deve recair na orla das linhas de água existentes para evitar a construção de bebedouros artificiais, sempre caros e trabalhosos. Já quanto ao nível de perturbação, a prevalência de predadores aéreos (águias), bem como a presença constante do gado constituem motivos de preocupação. A Associação de Caçadores Mondinenses aconselha que o repovoamento se faça ao anoitecer, por forma a facilitar e a aumentar o período de fixação das aves no local dado que se as perdizes forem colocadas de manhã, já não se encontrarão nos abrigos ao final da tarde, correndo-se o risco das aves ficarem muito cedo expostas aos predadores e à perturbação da passagem do gado, inviabilizando a sua fixação ao local. Se o repovoamento for feito agora  muito provavelmente as perdizes acasalarão e nidificarão. Tudo isto é muito importante e necessário para o sucesso de qualquer acção de repovoamento com Perdiz Vermelha. 

Sem comentários:

Enviar um comentário