quinta-feira, 23 de fevereiro de 2017

Evite-se o "Mata-Pendura"




Evite-se o “Mata-Pendura”.

Hoje resolvi abordar um tema que pode causar alguma polémica. Trata-se apenas da minha opinião até porque não sou aficionado por esta modalidade de caça. Talvez por isso mesmo quem está de fora tem uma opinião mais desapaixonada e reflexiva. E também todos dizem que ninguém caça para matar a fome, não é?
Então porque se deve evitar a todo o custo o “mata-pendura”?
1.    O tipo de Montaria "Mata-Pendura" estimula o abate indiscriminado de reses e comportamentos anárquicos violadores das normas de segurança e das regras de Montaria.
2.    Não se respeita muitas vezes o campo de tiro dos outros, "cortando" as reses e deixando cumprir (entrar) a caça.
3.    Atira-se a animais que não estão completamente visíveis e identificados.
4.    Apesar de ser expressamente proibido atirar a reses que tenham cães muito próximos ou em agarre, quantos não vêem ali a sua oportunidade de obter a sua maquia? E um disparo junto dos ouvidos dos cães ou o facto de não os deixarem morder a caçam que acabaram de agarrar será que não contribui para fazer desanimar os cães?
5.    Quantos não disparam de uma encosta para outra mesmo sabendo que as probabilidades de êxito são pequenas e o perigo aumentado?. E quantos se esquecem de se Certificar que a trajectória de tiro não porá ninguém em perigo?
6.    Quantos, por falta de caça ou paciência, saem do seu posto e vão conversar com os vizinhos?

7.    E quantos, em toda a época de caça, o único dia em que pegam na escopeta é na montaria cá da terra e, como tal, bastante enferrujados para esta modalidade de caça?

Sem comentários:

Enviar um comentário